Alcinópolis
Alcinópolis simboliza uma verdadeira viagem ao passado, um turismo diferente de tudo que já vimos em MS. Ao andar pelas grutas repletas de artes rupestres, passamos a imaginar aquelas pessoas que viveram ali, tentamos decifrar e buscar novos significados a cada inscrição. Apesar de pouco explorado, é um destino que encanta.
No primeiro dia, uma caminhada de cerca de 1,5 km nos leva até o primeiro atrativo, a Serra do Barro Branco, com inscrições rupestres de até 12 mil anos no paredão de uma gruta. Ao escalar a formação rochosa, chegamos à famosa Mão de Deus, com uma bela visão panorâmica e a Ponte de Pedra. A observação de araras é um show à parte.
Ainda no primeiro dia, fomos à cidade vizinha Costa Rica. Uma escadaria e uma ponte de cordas nos leva à Cachoeira das Araras. Lá, parece que estamos em um buraco, com paredões cheios de plantas e pequenas cachoeiras ao lado da cachoeira principal, em uma imersão completa em meio à natureza. Por fim, fechamos o dia assistindo ao pôr do sol nos cânyons do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari. Uma vista espetacular!
No segundo dia saímos bem cedinho para uma longa caminhada, a ida e volta até a Serra do Bom Jardim totaliza cerca de 10 km em caminhos arenosos e íngremes, onde fomos surpreendidos por queixadas e catetos pelo caminho. Por lá, mais inscrições rupestres e vistas panorâmicas. Devo admitir que, de todas as atrações visitadas, essa foi a que menos surpreendeu, e considerando a dificuldade do caminho, eu não diria que vale tanto a pena.
A última atração era a mais esperada: o Templo dos Pilares, com painéis de inscrições rupestres dos antigos habitantes que datam de até 10.735 anos atrás. O que chama atenção, além da grandeza do lugar e suas formações, são as superfícies que serviram para pinturas feitas com corantes naturais e milhares de grafismos que sugerem animais.
Para conhecer os locais é preciso ligar antes na Secretaria de Cultura e pedir o contato de um guia local, que irá te levar até os atrativos. Dois dias na cidade é o ideal para conhecer os principais pontos turísticos.