Boca da Onça – Bodoquena
“Imperdível” é a melhor palavra para descrever a Boca da Onça, em Bodoquena. Um passeio de trilha por 8 cachoeiras e 4 paradas para banho, incluindo a maior cachoeira do Estado, com 156 metros. No caminho, todo detalhe é fantástico, e os 4000 metros de percurso em meio à natureza são de pura contemplação, com macacos, belos insetos, cachoeiras, rios e mais rios, incluindo um banho no gelado Rio Salobra.
Depois de passar por 7 cachoeiras, podendo nadar em algumas delas, chega à maior e mais bela cachoeira do Estado, a última parada para banho. É aqui que você relaxa bem e pega fôlego, pois em seguida começa uma subida por uma escada de 886 degraus. O começo é fácil, porém, por mais bem preparado que esteja, antes de chegar ao 50 você já vai precisar dar uma paradinha para descansar. Felizmente a escada possui vários espaços com banquinhos para sentar e descansar as pernas, mas lá no final você não vai conseguir subir mais do que 10 degraus sem passar uns 3 minutos recuperando as forças. Quem tiver dificuldade pode optar por subir de caminhonete para evitar a escadaria.
No fim, o sacrifício vale a pena!!! Ao terminar a subida, uma plataforma de rapel dá uma visão panorâmica do local, onde se vê o Rio Salobra lááá embaixo, em meio a muito verde. Exausto, a caminhonete nos leva de volta à sede, onde um delicioso almoço nos espera. Fecha o dia na piscina.
Você não pode fazer o trajeto de chinelo. Use tênis e roupas leves, ou pode alugar aqueles calçados para água… Para quem for dormir na cidade: a estrutura deixa muito a desejar. Até as padarias e restaurantes são ruins. Indo por Miranda é mais perto, sendo 260 Km via BR-262 e entrando na MS-339 em Miranda. Por aí são cerca de 3h20 de viagem. A Boca da Onça fica perto da cidade de Bodoquena, na saída para Bonito, mas você terá que enfrentar um longo trecho de terra.
O preço é salgado, hoje está em cerca de $ 290 por pessoa, mas é uma experiência que vale a pena.
Positivo:
– Belezas naturais
– Boa estrutura
– Almoço muito bom
Negativo:
– Valor da entrada
– Longo trecho de terra